Alergia ao alicate, nós temos!

Oi meninas,

Hoje o assunto é algo que vem me perturbando nos últimos meses… Nunca fui de tirar cutículas, pois elas são finas e sangravam, sendo assim eu ficava sem escrever porque doía e tals, comecei a ver que tirar cutículas não era pra mim. Mas sempre tem uma pelinha ou outra que é preciso tirar com o alicate. De uns meses pra cá eu percebi que nos lugares em que eu usava o alicate pra remover a mínima pele que fosse nasciam bolinhas, como sangue coagulado, e depois a pele ao redor ficava dura. Isso, seca e dura e depois saia o pedaço. Sim, é algo meio grotesco, mas é exatamente assim.

Confiram na foto:

Esmalte: Cielo, Elke

Indiquei na foto mas é bem perceptível!

  1. Onde a pele que enrijeceu’ e ‘caiu’. Ficou grotesca a descrição!
  2. Pele enrijecida, antes de ‘cair’.
  3. Bolinhas. Ainda tinha poucas, geralmente são mais e maiorzinhas.

Eu sou o tipo da pessoa hipocondríaca, com milhões de alergias e algumas doenças. haha! Sempre tive alergia aos brincos bijuteria, mas isso nunca se manifestou com pulseiras e colares, por exemplo. Fui ao dermatologista e ele disse que é a mesma coisa, eu tenho dermatite de contato com o metal do alicate! Não é algo muito sério e com um pouco de paciência e muito bepantol dá pra conviver sem o alicate. Ainda não achei uma forma de tirar as pelinhas que soltam, mas estou evitando ao máximo que elas apareçam para que eu evite o uso do alicate. Repito, o bepantol tem sido um santo remédio. Tô esperando meus cinco Mira da Avon chegar e acho que ele vai ajudar muito também a diminuir estas pelinhas chatas.

Escrevo esse post mais como um alerta pra alguma menina que tenha os mesmo sintomas que eu, procure um médico! Alergia pode parecer bobeira mas é coisa séria. Se seu corpo não aceita certo material algum ‘motivo’ deve ter, certo ?

Procurando muito pelo flickr, achei apenas a Larissa que teve um problema semelhante ao meu.

Segue a experiência dela:

Oi, meu nome é Larissa, e sou viciada em esmaltes desde mais ou menos o meio de 2009.

Fiz minhas unhas muito tempo no salão mas sempre soube fazer sozinha. Depois que o vicio começou nunca mais dei minhas unhas pra alguém fazer. Como a maioria sempre tirava as cutículas. Até que no ano de 2010, eu percebi que elas estavam ficando vermelhas e inchadas quando eu tirava. Depois de um tempo começou a coçar e criar bolinhas que pareciam uns cravinhos. Foto aqui!

Fui num dermatologista que me disse que era alergia ao alicate e que eu precisava parar de tirar as cutículas. Então eu fiz. Parei, passei o remédio e foi amenizando aos poucos. No começo foi bem difícil e sempre que tirava alguma pelinha coçava. Passava álcool no alicate sempre que ia usar, e isso ajudou bastante. Nunca parei de usar esmaltes que não fossem hipoalérgico, apesar do médico tem dito que era melhor, mas nunca tive problema com isso.

Consultei outra médica que disse que eu não poderia ter alergia ao alicate porque o metal é antialérgico. Mesmo assim tenho medo de voltar a tirar as cutículas e agora que elas me obedecem bem vou ficar assim sempre ^^

Parei de usar espátula de metal também, e troque palitos e um óleo pra cutícula que quando passava também me dava alergia. Não tive mais problemas com as cutículas, aliás, acho que foi a melhor coisa que fiz parar de tirar. O acabamento fica melhor, se tu passar um esmalte escuro não fica daquele jeito estranho quando tem um bife. Eu não tiro mais bife, faço as unhas bem rapidinho, cuido da minha saúde e principalmente: não me coça mais! hahaha. Hoje faz mais ou menos 7 meses que não tiro e não pretendo voltar a tirar. Aconselho todo mundo a parar de tirar. No começo é difícil, mas realmente vale a pena ^^

Um beijo e foi um prazer participar e poder ajudar alguém que talvez esteja com o mesmo problema.

Eu e a Larissa esperamos ter ajudado, de verdade, vocês. Fiquem atentas a qualquer sintoma!

Como a Larissa mencionou, há quem diga que o metal é antialérgico. Mas tirei tudo e só tenho essa reação quando uso o alicate. Então, nós não nos arriscamos mais a usar…

Beijos,

Até a próxima! :D

 

About these ads

29 Responses to Alergia ao alicate, nós temos!

  1. Rose disse:

    Não acreditoooo!!! Eu já sabia da minha alergia a esmalte porque fui no dermatologista e estou tentando parar de tirar a cutícula, mas de vez em quando caio em tentação e me aparecem problemas exatamente iguais ao que você mostrou! Bom mais um reforço pra não cair na tentação do alicate, pena que também tenho alergia ao mira cuticle. Muito obrigada pela dica. Beijo

    • Gabie disse:

      É bem complicado alergias, não por elas mas pelo que ela nos restringe a usar. Eu já tentei usar mas fica muito feio e é ‘alegria’ a curto prazo. Do tipo, eu me livro da pelinha mas depois fica como mostrei. Melhor sobreviver à pelinha que ficar nesse estado :(
      Fico feliz que esse post tenha te ajudado. Antes, tirei vários produtos e os sintomas só aparecem quando eu uso o bendito o alicate, o meu tá aposentado pra sempre :(
      Beeeijo e boa sorte na saga :)

  2. Lidy disse:

    Eita Gabie o.O
    Também tenho dermatite por contato, mas só com relógios, pulseiras e brincos, as vezes também com cintos e botão da calça jeans… é fogo viu!!! Coça pra caramba e dá bolhinhas com água… o jeito é não usar nada de metal mesmo… e muita diprosone depois uhauauhuehuah!!
    Eu não tiro cutículas, e sou viciada no Mira Cuticle, pra mim… não existe alicate melhor que ele hahahahaha
    (tadinha da minha amiga ^.^)

    Beijosss Lindona

    • Gabie disse:

      Tô esperando os meus, toda vez que comprou dá alguma coisa, hahaha! Eu também só tenho com algumas coisas, com o botão eu não tenho, por exemplo. Varia muito de pessoa pra pessoa :( A do alicate pegou eu, amiga! hahaha
      Beeeeeijo!

  3. Verinha disse:

    Oi Flor…

    Muito interessante…
    Isso tudo só reforça o qto devemos aposentar esse ‘metalzinho’…
    Já tentei inumeras vezes ‘parar’ com o alicate, mas vem sempre aq ‘pelinha’, ai
    tira aqui, entorta ali, vc vai arrumar corta mais do que deveria, qdo se conta
    tirou toda a proteção da unhas… e pior, está de portas abertas para todos os
    tipos de problemas de unhas…

    Adorei o post… o depo foi incrivel… só abriu mais ainda meus olhos!!

    beijão
    Verinha
    http://febredeesmalte.blogspot.com

    • Gabie disse:

      Tem gente que se dá super bem com o alicate e sabe usar, né! Eu era como você, tirava até o que não devia e fazia um buraco, hahah! Mas pra mim nunca foi saudável o uso dele e depois dessas reações é que não uso mesmo.
      Obrigqada pelos elogios, fico muito feliz!
      Beijos!

  4. Joana disse:

    Gabizinha, muito chato isso!

    Não tenho alergia a metal, nem reacção alérgica a nada que já tenha experimentado… Bem talvez a manga, que só o cheiro me deixa enjoada! rsrsrs Falando sério, eu parei de tirar cutícula há mais ou menos 1 ano, e foi a melhor coisa que fiz.. Estão bem mais saudáveis e cuidadas agora, nunca mais tive bifes, nem dores… Faço as unhas em menos tempo!
    É verdade que se você se descuidar por alguns dias, elas ficam secas e maltratadinhas, mas nada que o Bepantene (aqui se chama assim, mas é exactamente igual ao Bepantol), o Avoplex, o Mira Cuticle, e para ser franca um bom hidratante não resolva!! Há vários produtos para isso! E o mais importante é a saúde!

    Beijo meninas, bom fim-de-semana!

    • Gabie disse:

      Tem gente que não tem problemas com o alicate e tem as unhas saudáveis, não é o meu caso. Eu usar e 3 dias depois fico em estado de calamidade :((
      Hidratar realmente é a saída, hihih
      Beeeijo!

  5. Paula disse:

    Nossa, bom saber disso. Não confio muito nessa de metal antialérgico. Tenho alergia a brincos e alguns colares, e quando uso aço cirúrgico (teoricamente antialérgico) ele fica ameaçando coçar. Sempre achei isso suspeito rsss.

    • Gabie disse:

      Comigo também fica vermelhinho! hahaha Por isso eu também não confio e prefiro não arriscar, né :P
      Beeeijo!

  6. Baby disse:

    Ai, eu também sou toooda alergica, a bijus, mas em pulseiras e aneis, a alergia nao se manifesta. Já, em colarers e brincos? Deus me livro, eu morro de coceira. E, esmaltes é um das unicaas coisas que nao tenho alegia. Só tive uma vez porque usei um Marchetti e um Big juntos, Mas nunca entendi o motivo.
    to adorando o blog. Um beiijo Gabie

    • Gabie disse:

      Eu também! hahaha Tive alergia a brinco a vida toda mas com colar nunca se manifestou. É como falei pra Lidy se manifesta diferente em pessoas diferente, né :P
      Obrigada pelos elogios, fico bem feliz! :D

  7. MICHELE disse:

    Gabie, pelo que vi na foto, posso estar enganda, vc tirou um bifinho e não uma pelinha. hãn! para tirar qualquer pelinha, o legal seria não encostar o alicate no dedo, só cortar ela por cima mesmo, depois da cutícula hidratada com bepanthol e depois de absorvido. Isso pode melhorar . Ah o Alicate deve ser profissional (aço) e bem esterelizado.
    eu te recomendo, mas tu tem que ver se tb não te dá alergia, os removedores da Sally Hansen, são ótimos, não tiro mais a cutícula e faço isso que te disse, só corto por cima, sem encostar no dedo e se elas estiverem soltas.

    espero ter ajudado!

    beijos

    • Gabie disse:

      Foi não Mi, ali no 1 que marquei no indicador é quando a pele já caiu e passou por todos os outros ‘estágios’ :( Tanto que na hora que eu tirava ficava lindo, depois que acontecia isso … Eu uso o removedor de cutículas da Mavala, que pelo que li não é tão potente como o da SH, mas deixa a desejar bem pouco só, já tô providenciando o meu supeeeer removedor, hihihih! Mas é tiro e queda, eu cortar a mínima pele depois de uns 3 dias começa a endurecer, criar as bolinhas e depois se soltar da pele :(
      Beeijos e obrigada pela intenção :DDD

  8. Débora disse:

    Nossa.. q coisa .. Mas o post foi otimo para informar e alertar sobre esse problema ..

    • Gabie disse:

      é estranho mesmo, mas aconteceu com a gente , né :(
      Obrigada,
      Beeeijo!

  9. Carol disse:

    Também só faço as unhas em casa, e sempre tinha um pouquinho de alergia… Sábado fui na manicure e tô sofrendo demais com coceira em todos os dedos, coça demais! o dedão da mão direita é o pior, acho que cavoquei muito e agora a mulher usou espátula de metal e aí que detonou tudo… É igual a sua: coça, sai uma aguinha e vira um “cascão”! Fiz no sábado e meu dedo ainda está super inchado! Bepantol ajuda então? Vou comprar hoje!

  10. Dine Maiochi disse:

    Muito bacana o post, ás vezes tem mais meninas com esse mesmo problema e não sabiam.
    Eu não tiro mais a cutícula, não por problemas, mas por opção, e com certeza foi a melhor coisa que eu fiz, o acabamento fica mais bonito, é muito mais rápido para fazer as unhas, sem contar que bifes nunca mais.
    Beijo

  11. Rosemeire disse:

    Que bom!!! Agora vou resolver meu problema, pois tbm sofro disso, é horrível, adoro fazer minha unhas , mas de 02 anos para cá, minha cutícula fica igual a sua, e para mim era alergia ao esmalte, então fui ao dermatologista e ele pediu para ficar 01 mês sem fazer as unhas, fiquei 02 semanas e foi horrivel, então fui em outro e foi a mesma coisa. Tentei usar esmaltes e acetona antialergicos e a situação só piora, além dos sintomas que vc descreveu tbm tenho coceira horrível no rosto, pescoço e cuticula, os dedos inchados, a cuticula dolorida, vermelha, inchada com bolinhas, inflamada e as vezes até com secreção amarela e o pior de tudo é que eu continua fazendo, as vezes dou espaço de 01 semana ( até melhorar). Não uso mais outros esmaltes,só os antialergicos e e com 02 dias já descasca tudo, agora esta atacando tbm os pes, então depois de ler todos esses comentários vou resistir a não tirar mais cuticula, vou dar um tempo, comprar o Bepantol e o Mira-Cuticle da Avon e seguir todos os conselhos de vcs. muito obrigada. bjs a todas

    • Rose disse:

      Oi Rosemeire, atenção com o Mira-Cuticle, além do alicate eu tenho alergia a ele também (a Kika do esmaltes da Kika também) então estou usando só bepantol, cera granado e de vez em quando o cuticle remover da Sally Hansen. Boa sorte.

  12. Eu também tenho essa alergia e fico tentando forçar a fazer minhas unhas, só que elas ficam desse jeito e toda semana é uma tortura.
    Vou começar a não cutilar nessa semana. Tomara que eu veja melhoras. Essa pelinha grossa que você falou, eu tenho na unha todinha :(

    bjos

  13. Vinia Rodrigues disse:

    Minha alergia é exatamente igual da foto com um detalhe é bem pior, a moça falou que tirou bife e nao deve encostar no dedo, mas se for igual a mim que minha cuticula cresce em cima da pele pra cima e pior dura ressecada e se quebra em vários pedacinhos e ainda levanta e me dá aflição. ja usei bepantol, nívea, mira da avon, tbm uma pomada que a farmaceutica me deu, até oleo de argan, esse último até hidratou mas só na hora depois voltava a secar. Quando uso o alicate sai um sanguero só fica doendo e coça. Bom vou ir no dermatologista e tentar o que nao tem solução.

  14. Amanda disse:

    Ai eu tenho um problema parecido e não sabia o que era e procurando na net encontrei esse post, também vou tentar parar de tirar a cutícula

  15. Loyane Martins disse:

    Nossa, pensei que só eu tinha este problema. Adorei esse post. Já tentei vários tipos de pomadas e nada deu certo, ainda não tentei o Bepantol.

  16. Bella disse:

    Gente, o bepantol que vcs falam é o bepantol derma?

  17. Tatiana Rocha disse:

    Nossa é triste nós mulheres termos este tipo de alergia… Pois é meninas, eu tb tenho essa alergia, ainda não fui ao dermatologistas, mas todas as vezes que vou ao salão fazer minhas unhas, na hora fica inchado ao entorno das minhas unhas, depois da uma coceira horrível onde acabo ferindo os cantinhos das unhas, e depois parece que foi tirado bife… fica mais feio do que se estivesse sem fazer… mas adoro esmaltes e tirar as cutículas, pois eu tenho muitas. Agora vou tentar usar um redutor de cutículas pra ver se melhora e tb vou procurar um dermatologista. Valeu meninas pelas informações.

  18. Grazielle Teixeira disse:

    Amei o seu post eu tenho passando pela mesma situação nas mãos e nos pés só que descama mais nos pés! Logo quando começou a coçar eu desconfiei que era alergia, como muitas aqui eu tbm tenho várias alergias, até que eu não tenho muito a bijuterias, mas tenho a esmalte … Esse post me ajudou muito, vou tentar seguir as dicas! E uma vez antes de sentir essas coisas eu decidi parar de tirar as cuticulas e agora vou fazer o mesmo de novo rsrs! Um grande beijo a todas !!! =D

  19. Giselle disse:

    Adorei, me ajudou muito, minhas unhas estavam iguais aos sintomas que vc indicou na foto, estava muito preocupada, pois alem do visual a coceira era grande, achei que era pelo esmalte, a acetona, mais nunca ia desconfiar do alicate, tem duas semanas que não faço as unhas e ja estava usando o bepantol.
    obrigada pela experiência em depoimento, me ajudou muito.
    abçs

  20. Renata disse:

    Olá, eu estou lendo e vendo todos os meus problemas, tenho alergías, mas a de contato somente clom brincos e alicate, tirei a cutícula ontem e meus dedos estão inchados e doendo, amanhã começa até a sangrar. Minha dermatologista disse para eu fazer as unhas somente uma vez ao mês, pois é o tempo que dempora para sarar a cutícula….. Até parece, amo fazer as unhas, mesmo que doa ou sangre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.023 outros seguidores