Toxinas&Esmaltes

Aconteceu uma tragédia meninas: Todas as minhas unhas quebraram! Algumas tão cotocos que sangrou e doeu demais! Isso é tão triste >.< Enfim, não vou mostrar meus dedinhos tão cedo para os posts tá? Vocês entendem né? Então resolvi preparar um post informativo. Sim, informação nunca é demais, estou certa?

Minha mãe sempre me pergunta por que eu insisto em comprar esmaltes importados e por que tenho cores que poderia achar substitutos nacionais? A resposta é bem simples:

Eu compro importados pela seguinte frase “DBP, Toluene and Formaldehyde Free” além das melhores coberturas, pinceis e afins né?

Esses componentes estão em grande maioria dos esmaltes nacionais por agirem de forma ‘positiva‘ na durabilidade e fixação dos esmaltes, mas esquecem de mencionar nos rótulos quão prejudiciais podem ser esses componentes a saúde, então mesmo não sendo alérgica a eles, eu prefiro evitá-los e toda vez que uso esmaltes que contem os malditos na fórmula fico um pouco preocupada.

Vamos entender um pouco mais sobre os 3 malvados?

  • Dibutil  Ftalato – Dibuthyl Phthalate (DBP)

O DBP é um plastificante usado para amaciar as resinas utilizadas nos esmaltes. Como as resinas são feitas de grandes moléculas chamadas de polímeros, essas pequenas moléculas de plastificante servem como lubrificantes para esses grupos de polímeros, fazendo com que o esmalte seja mais flexível.

  • Por que ele é tão prejudicial?

Oras, DBP é uma daquelas toxinas que podem ser absorvidas pelo nosso organismo e acumular ao ponto de carregarmos um nível preocupante e que pode causar problemas graves. Alem de ser um dos grandes culpados pelas conhecidas “alergias a esmalte”, ele afeta o nosso sistema imunológico diretamente e pode causar choque anafiláctico, dificuldades respiratórias, pressão baixa, e como outras toxinas, morte. O DBP é absorvido não somente quando passamos o esmalte, mas também quando lavamos a mão ou tomamos banho, sabia? A agua retira porções dessa toxina do esmalte e a toxina acaba entrando em contato com a pele e é absorvida.

  • Totuleno – Toluene

O Tolueno é um solvente que permite que o esmalte tenha sua camada suave e que se espalhe mais fácil.

  • Por que nós o odiamos?

As suas propriedades tóxicas o levam a ser usado como droga por algumas pessoas, mas há sérios riscos de danos neurológicos. Inalar altos níveis de tolueno pode causar perda de consciência e até morte. Respirar tolueno por períodos contínuos pode causas dano cerebral e depressão. Para mulheres grávidas o risco é maior já que também pode causar danos neurológicos ou até de má formação no feto. exposição a níveis baixos ou moderados de tolueno pode causar confusão, tontura, dores de cabeça, fatiga, fraqueza, perda de memória, náusea, perda de apetite, tosse, perda auditiva e perda de visão das cores.

  • Formaldeído – Formaldehyde

O formaldeído é um componente básico em fortificantes, é agente de reticulação que enrijece a proteína da unha.

  • Por que não gostamos dele?

Afinal ele é o grande culpado pelas alergias a esmalte, seu resultado comum é a dermatite. Mas o formaldeído também é um carcinógeno e seu uso regular pode sim causar câncer. Por ser um produto muito volátil, ele representa um risco ainda maior para a nossa saúde. É um veneno pra quem tem problemas respiratórios (asma, rinite, sinusite etc) e a presença de formaldeído no ar irrita as mucosas, especialmente olhos e garganta.

Ficaram tão assustadas como eu fiquei?

Eu ainda uso esmaltes que possuem esses componentes, porém não com a frequência que usava antes de ter acesso a essas informações. Acredito que os riscos não sejam tão fortes assim, mais lembram aquela expressão: ‘tudo demais faz mal’? então…

Acredito que estamos no nosso direito de exigir das empresas brasileiras produtos com melhores qualidades, não prejudiciais e com preços justos (Por que também considero um absurdo os preços que cobram por esmaltes hipo.) Afinal, nós somos as consumidoras e é a nossa saúde que está em jogo.

Estou preparando também um post com a lista de empresas brasileiras que usam esses produtos e as que infelizmente não tomaram uma atitude consciente e os eliminaram das fórmulas dos esmaltes.

E como andam os palpites da gincana?A de hoje tá super fácil né meninas?

Beijinhos!

Dados via e por Sabrina Thomas

Anúncios

8 Responses to Toxinas&Esmaltes

  1. Dri Antunes says:

    Adorei seu post. Nomeu caso, a alergia é intensa. E demorei para descobrir que eram os esmaltes que deixavam a pele ao redor do meu olho horrorosa!
    Aí vi que os importados são minha saída! No Brasil, apenas a Colorama (os lotes que começam com a letra B) não cntêm as substâncias que tanto me afetam. As reações podem ser as mais loucas possíveis (meus olhos), mas também chegam ser simples, como uma vermelhidão ao redor das unhas e coceira na mão em geral.
    Mas é isso… ainda bem que há aletrnativas ótimas (não tão baratas) para conseguir pintar as unhas!

    • May says:

      Nossa Dri, que bad ter alergia tão forte assim né?
      Graças a Deus que não tive nenhuma reação, mais sempre evito usar os esmaltes ‘malvados’
      Olha, eu fiquei sabendo que a Ludurana também não possuí nenhum desses componentes citados, e é bem baratinho.. Talvez também possa ser uma alternativa para você né?
      Hahahahaha Esmaltes importados são ótemos né? *-* Adoro essa opção principalmente pela variedade de cores e texturas. Valem muito a pena!
      Obrigada por esclarecer sobre a Colorama, não tinha a menor idéia que era a letra B que diferenciava os lotes da marca. Adorei a nova informaçõa.
      Beijos! ;*

  2. Bia says:

    Então, você sabia que tolueno também é usado em tecidos? Bem, eu acho que é o tolueno, se não for é algo tão ruim quanto e com nome parecido, vou até procurar minha apostila que falava sobre isso quando tiver disposição. xD

    • May says:

      AIHMEUDELS! Vou ter que andar pelada também? Hahahahahahah
      Sério? O.o’ Gentem não sabia! Olha lá e depois me fala!
      Beeeijos! ;*

  3. mto bom o post!
    may acho q vc esqueceu de adicionar a palavra “má” antes de formaçao do feto!!

    qtas substâcias do mal heimmm!!!
    em pensar q agente mtas vezes acaba roendo o esmalte……………

    bjao.
    boa sorte com suas unhas.
    ah! a opi faz fortificante nail envy sem formol!!
    da uma procurada.

    • May says:

      Samantha, obrigada! 🙂
      Já corrigi o post… Sabe como é o desespero de escrever que acaba comendo algumas palavras né? Hahahahaha
      Agora to tão atenta a isso, que to evitando o máximo aquela mania feia e irritante de mãos na boca sabe?
      Ah, obrigada!
      Já comprei o Nail Envy, to só esperando chegar! To depositando todas as minhas esperanças nele! Espero que consiga me salvar né?
      Beijinhos! ;*

  4. Ruana J. F. Silva says:

    Muito interessante o post!!

    • May says:

      Obrigada 🙂
      Espero que ajude um pouquinho a quem está nesse vício e ainda não tinha noção dos componentes perigosos.
      Beijinhos! ;*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s