O curioso caso do verniz que encolhe…

Bom dia meninas,

Sentiram minha falta? Se não repararam na semana passada não postei, apareci apenas no Fazendo a Fila Andar “metaleiro” da Bia! 😉

Lembram que no mês de Julho, “glitterei” basicamente tudo o que usei? Depois de tanto brilho, decidi descansar um pouco de glitter, não prometo que essa pausa dure, e fiz as unhas com uma cor mais neutra. O escolhido foi o Andreia 63, que é um lilás puxado para o cinza, com castanho à mistura e mircrobrilhos rosados que só aparecem na luz directa do sol.

Só tem um problema: o verniz encolhe!

Eu não tiro as pontinhas, e fotografei 2 ou 3 horas após passar o verniz… Se não são pontinhas gastas, porque é que o esmalte foge da ponta da unha, como o diabo da cruz?!

Para fazer as unhas usei o Matt Plus como base, 3 camadas de Andreia 63, e Cobertura Intensificadora da Cor da Colorama, nada de anormal, e todos, produtos já usados anteriormente.

Não é a primeira vez que esse fenómeno estranho acontece, sempre fico intrigada, mas desta vez odiei, foi evidente demais o efeito, parecia que tinha feito as unhas há dias… tirei tudo e fiz o seguinte para testar: passei 3 camadas de esmalte em todas as unhas, mas com produtos diferentes para testar a reacção do verniz.

Antes de mais, aviso que fiz as unhas à noite, como quase sempre,  e não usando nenhum TC que ajude na secagem, já sabem né? Esmalte amassado, e bolhinhas causadas pelo Verão português…

  1. Matt Plus + 3 x Andreia 63 – Como podem ver pela foto, o esmalte cobriu perfeitamente e não deixou a pontinha aparecer.
  2. Base Carlos Santos brilhante e incolor + 3 x Andreia 63 – O esmalte fugiu um pouco em direcção à base da unha, mas nada que se compara à primeira foto.
  3. 3 x Andreia 63 +  Roxinho Colorama – Pontinha nua…
  4. 3 x Andreia 63 + Seche Vite – Pontinua nua…
  5. 3 x Andreia 63 (Sem Base e Top Coat) – Unha completamente coberta!!
Ficou bem evidente, que esse efeito é causado pelos Top Coats, o roxinho e o Seche Vite causaram a mesma reacção no esmalte!
 
Eu não tenho qualquer formação em química, nem preciso ter, para perceber que a causa do fenómeno, são as substâncias que contribuem para a secagem mais rápida do esmalte. Aliás, é também essa reacção química que faz com que os craquelados, craquelem.
 
O que é mais interessante é que tenho vários esmaltes Andreia, em que a aplicação de TC não teve qualquer impacto no que toca ao quesito pontinhas, então não sei até que ponto, é que a fórmula do esmalte será a culpada.
 
 
 
Andreia 82 – 2 camadas + Roxinho Colorama
 
Passei o roxinho e mesmo assim, o esmalte não encolheu. Acredito que tenha a ver com os pigmentos…  Não sei! Perguntem a alguém formado em química… 😉
 
A minha opinião: Entre esmalte amassado e bolhinhas, ou pontinhas nuas, prefiro as pontinhas nuas!! Para quem faz as unhas à noite, como eu, é complicado não passar TC. É que além de já ser TOC, se não usar, 80% dos vernizes que passo ficam amassados, com marcas de lençol… Isso para não falar nas bolhinhas!

Vocês estão familiarizadas com o fenómeno?!

Beijo!!♥

Anúncios

26 Responses to O curioso caso do verniz que encolhe…

  1. Verinha says:

    OLá…

    Diversas vezes me aconteceu isso… E para mim são os TC sim!
    Vou falar da minha experiência e o pq de achar isso…
    Depois de dois dias com um esmalte nas unhas, percebi q estava
    sem brilho, apliquei uma camada do Seche Vite, minutos depois
    as pontinhas apareceram…
    Não sei dizer se isso ocorre com qq TC, pq neste caso foi muito
    rápido, e acredito estar ligado ao componente de secagem rápida.

    Adorei o post… pq apesar de já ter ocorrido algumas vezes comigo,
    qdo perguntei à duas amigas, elas disseram q nunca havia acontecido
    com elas, então pensei ser um problema do Seche Vite.

    Ótimo post mesmo!!!

    beijos
    Verinha

    • Joana says:

      Oi Verinha, brigada pelo carinho! 🙂
      Até com o roxinho aconteceu, o problema não é só do Seche! Mesmo com as unhas secas, o esmalte dá uma encolhidinha depois de passar! Beijo

  2. benjamin button feelings:)
    acontece comigo qdo passo top coat nele seco….
    bjinhos.

    • Joana says:

      Benjamin Button foi a inspiração para o título! rsrsrsrs Aconteceu comigo mesmo sem o esmalte estar seco… Acho que o 63 é muito “fresco” rsrsrs e se ressente por termos que passar top coat! ahah Beijo!

  3. Eva says:

    Acho isso tão interessante amiga…
    Comigo nunca encolheu as pontinhas, mas já encolheu perto da cutícula. Só aconteceu duas vezes usando o Seche Vite. Com o roxinho nunca. Mas eu não uso Colorama…. Uso Ideal, Vefic, Lorena, Avon e outras, mas a Colorama eu acho que demora mais pra secar que os outros.
    Mas ainda prefiro que encolha nas pontas, e se for só um pouquinho assim, é só lixar a pontinha ué…. aí fica igual kkkkkkk
    O duro é o meu caso que encolheu nas cutículas rsrs (olha a foto do Garnet Lapis na minha galeria do Flickr pra vc ver)…
    Ó.. e agora? Quem poderá nos explicar???? srsrsrsrs
    um batchooo amiga!

    • Joana says:

      Eva, como você é prática amiga, tal e qual é lixar e ser feliz!!
      Também já aconteceu encolher na cutícula, acho ainda mais feio… e aí não há lixa que resolva, né?! Beijo

  4. excel-chan says:

    Isso nunca me aconteceu, mas com a minha mãe andou acontecendo recentemente, mas não são todos os esmaltes, em mim nunca aconteceu isso porque nunca uso top coat, só quando necessário (esmalte que não seca e fica marcado), mas eu sempre utilizo no dia seguinte, então não faz isso, mas essa semana fui passar no avon que estava usando no dia seguinte e puxou o esmalte que já estava seco, foi a primeira vez que aconteceu o.Õ
    Ou a qualidade dos esmaltes estão ficando menores ou a do top coat…não sei dizer XD
    Bonita as duas cores do andréia e esse marrom deve ser bonito com o brilho ao vivo ^.^
    Beijos

    • Joana says:

      Jura que não usa sempre TC? Pra mim já é TOC… Eu adoro o 63, a cor é diferente mas linda e fina!! Beijo

  5. Nossa Joana, eu já tinha perebido tb mas ahei que era coisa da minha cabeça!!! Sempre acontece com o Seche Vite mesmo e olha…. SOU VICIADA NELE… Tb prefiro pontinhas nuas!!!!
    Adorei o post!!!

    • Joana says:

      Eu adoro o Seche de paixão, aquele brilho espelho, a secagem ultrasonica… Só dispensava esse efeito, mas inda bem que não acontece com todos os esmalte, né?! Beijo

  6. juliana dalcico says:

    kkkkkkkkkkkkkk é cada uma ne

    beijocas
    ju

    • Joana says:

      Fenómenos paranormais no meio esmatístico… rsrsrs 😉 Beijo Ju!!

  7. Bia Gomes says:

    “Fazendo a Fila Andar ‘metaleiro’ da Bia” Hahahahahahahahah
    EU RI!

    Mas essa de o esmalte encolher já aconteceu comigo, a vez mais evidente foi quando usei o See You Soon – Sinful Colors… o.o

    Beijo gata!!

    • Joana says:

      E não foi Bia?! Eu amei o FAFA metalfeelings de Domingo!! Beijo

  8. kellycrisju says:

    que engraçado isso , na minha unha nunca encolheu , sejaa com qualquer top coat e qualqueer base , será que e porque pinto a ponta???
    bjo

    • Joana says:

      Bom dia Kelly, acho que pode ser sim! Eu não tenho por hábito pintar a pontinha portanto não posso falar, mas pode ter a ver! Beijo sua linda!

    • Marcinha says:

      Como assim pinta a ponta?
      Não entendi, vc pinta a unha toda e depois repinta a ponta?
      Fiquei confusa agora…

  9. Eu tbm não gosto de pontinha branca, até pq minha unha é muito fraca, é só eu ficar sem esmalte ou gastar na ponta que minhas unhas começam a descamar,,,
    Comigo isso só acontece, e aliás, acontece SEMPRE com glitter!
    É incrível, com glitter eu não consigo pintar certinho nas pontas, ai é só passar o TC pronto, seca encolhendo muito, fico muito brava…
    Beijo Jo!

    • Joana says:

      Jura Fran!? Com glitter nunca reparei, e tenho usado muuuuito nesses últimos tempos! Eu não gosto de pontinha branca, acho que vou usar a técnica da Eva e lixar! =) Beijo sua linda!

  10. Marcinha says:

    Jo lindona, confesso que se isso já aconteceu comigo eu não reparei.
    Mas já vi muitas meninas reclamarem que o TC da ideal deixa esse aspecto nas unhas alguns dias depois de esmaltadas e parece que no caso dele ainda é pior pq além de encolher fica parecendo que tá rachado nas pontinhas, mas eu mesma nunca reparei nisso em mim não…

  11. Rê Frontelli says:

    Eu sei um Andrea (agora não lembro o número dele; é aquele preto com brilhos dourados) no começo do ano e tive o mesmo problema: o esmalte encolheu nas pontas!!! Ficou horríve e mesmo sendo um esmalte lindo, não deu pra aguentar…

    • Joana says:

      Rê, eu tenho o 81 que é cinza com brilhos dourados (liiiiiindo) e nesse não notei efeito algum! Sei qual é o esmalte que você está falando, mas não tenho a cor… Então não posso falar!! Beijo

  12. Ana Maria says:

    Ah, isso acontece direto comigo, eu sem´pre frizo a ponta das unhas e em alguns encolhe muiiiito, achoque no último uma unah ficou com um milímetro encolhido rsrsrs. Como vc prefiro que encolham do que as bolinahs e marcas de lençol
    Beijinhos

    • Joana says:

      Oi Ana, essa encolhida me irrita, mas a verdade é que entre marcas de lençol ou pontinhas, prefiro as pontinhas!! Beijo!

  13. Julia says:

    Jo isso acontece comigo as vezes –
    teve uma hora que achei que era pq eu passava extrabrilho e tomava banho
    depois achei que tinha que esperar secar o esmalte de baixo um pouco antes de passar o extrabrilho
    nada faz sentido, né? hahaha
    mas ainda acho que vale a pena usar – melhor que bolinhas e marcas é com certeza!

    • Joana says:

      Bolhinhas é que não… 😦 Beijo Ju!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s